A greve dos caminhoneiros, que ocorre em todo o território nacional pelo terceiro dia seguido, começa a afetar os serviços públicos em cidades da Região dos Lagos do Rio.
Em Maricá, a Prefeitura disse que reduziu a frota dos ônibus gratuitos para a população. O município disse ainda que, a partir desta quarta-feira (23), o abastecimento de combustíveis será realizado apenas em veículos utilizados pelas secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, além da Defesa Civil.
Em Iguaba Grande, a Prefeitura afirma que a coleta de lixo foi reduzida nesta quarta-feira por causa da paralisação dos caminhoneiros. Além disso, informou que alguns maquinários da Secretaria de Serviço Público "estão começando a ficar comprometidos pela falta de abastecimento".
Nesta terça-feira (22), a Salineira, empresa que administra as principais linhas da Região dos Lagos, disse que o número de ônibus urbanos foi reduzido devido à greve.
Em São Pedro da Aldeia, pelo menos um posto ficou sem combustíveis nesta quarta (23). Segundo um funcionário do estabelecimento desabastecido, que fica no bairro Estação, o diesel, a gasolina e o álcool não chegaram até as bombas porque o transporte não está sendo feito pelos caminhoneiros.
Com isso, o estoque foi zerado. Apenas o Gás Natural Veicular (GNV) é encontrado pelo consumidor do posto na tarde desta quarta. Veja os impactos da greve dos caminhoneiros no interior do Rio em tempo real.
Iguaba Grande
"Diretamente não (afetou), mas devido ao problema de distribuição do combustível nos postos, alguns serviços, como a coleta de lixo, tiveram uma diminuição no ritmo de trabalho e alguns maquinários do Serviço Público também estão começando a ficar comprometidos, por não ter onde abastecer".
Maricá
"A Prefeitura de Maricá informa que, em função da crise de abastecimento decorrente da greve dos caminhoneiros, já está adotando medidas de contingenciamento. A partir desta quarta-feira (23/05), já está em operação o abastecimento de combustível visando apenas os serviços essenciais como Saúde, Educação, Assistência Social e Defesa Civil. Para os demais setores não haverá abastecimento enquanto durar a paralisação.
Também por conta da greve a Empresa Pública de Transporte (EPT) reduziu a operação dos ônibus Vermelhinhos de tarifa zero. Todas as linhas que atendem o município tiveram os horários de circulação reduzidos e alguns itinerários foram unificados. Nos horários de maior demanda, como saída e retorno do trabalho e horários escolares, a operação será normal".
Saquarema
"Até o presente momento a greve não afetou os serviços oferecidos pela Prefeitura. Mas, se nas próximas 48 horas continuar, certamente teremos alguns problemas como ocorre em todo o Brasil".
Macaé
"Não tivemos nenhum serviço afetado até o momento".
Cabo Frio
"Nada afetado".
Rio das Ostras
"A Prefeitura informa que até o momento nenhum serviço foi prejudicado. A medida tomada pela Secretaria de Administração Pública é priorizar as saídas dos veículos, otimizando os serviços".
Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Araruama, São Pedro da Aldeia, Silva Jardim, Rio Bonito, Conceição de Macabu e Casimiro de Abreu não responderam a solicitação da reportagem.
Fonte: g1.com.br