sexta-feira, 31 de março de 2017

Morre uma aluna após ser baleada dentro de uma escola na Zona Norte do Rio.



A estudante Maria Eduarda Alves da Conceição, de 13 anos, aluna da Escola Municipal Daniel Piza, na Pavuna, na Zona Norte do Rio, morreu na tarde desta quinta-feira (30) após ser baleada dentro da própria unidade de ensino. Maria Eduarda cursava o 7º ano do ensino fundamental, e participava de uma aula de educação física na escola quando foi atingida, por volta das 17h.
 Quando a menina foi baleada, policiais e bandidos travavam um confronto no conjunto habitacional Fazenda Botafogo, na Av. Professora Sá Lessa, perto do colégio. 
 Um vídeo publicado nas redes sociais mostra dois policiais militares executando dois homens deitados no chão em frente a  escola. Nas imagens é possível ver um dos agentes retirando uma arma, que parece ser um fuzil, de perto de um dos suspeitos. As armas em posse dos PMs  também aparentam ser fuzis. De acordo com informações preliminares, Maria Eduarda foi atingida por disparos deste modelo.
 A assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que agentes do 9º BPM (Rocha Miranda) e do 41º BPM (Irajá) estavam no local. A 2ª Delegacia de Polícia Militar Judiciária (DPJM) investiga o caso. Os dois policiais, que aparecem na gravação, estão presos administrativamente. 
 Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a mãe de Maria Eduarda passou mal ao saber da morte da adolescente. O irmão da menina, Uidison Alves, acusou a polícia de ter executado a jovem. Ele ressaltou que ela teria sido alvejada por quatro tiros, o que caracterizaria execução.
 Em nota, a assessoria de imprensa da Polícia Militar comentou o caso e disse que "o Comando da Corporação teve conhecimento do vídeo que circula nas redes sociais e mostra a atuação de policiais militares na área da Fazenda Botafogo na tarde dessa quinta-feira (30)". "Em virtude do que é exposto, o Comandante Geral determinou que a Corregedoria Interna da Polícia Militar assuma a apuração da flagrante ilegalidade e assim responsabilize os envolvidos."
 Por volta das 18h desta quinta-feira (30), moradores da região realizaram protestos na Avenida Brasil, no trecho perto de Pavuna e Costa Barros. A via foi interditada em diferentes trechos e momentos. Os manifestantes usaram objetos como blocos de concreto e contêineres de lixo para bloquear as pist
                                                                                                                                                                                         Fonte : Jornal do Brasil

quinta-feira, 30 de março de 2017

Jorge Picciani é alvo de condução coercitiva.


 A Polícia Federal cumpre nesta quarta-feira (29), no Estado do Rio Janeiro, uma série de mandados de prisões cautelares, buscas e apreensões além de bloqueios de bens e valores, na Operação "O Quinto do Ouro". O presidente da Alerj, Jorge Picciani, é alvo de condução coercitiva. Ele chegou à Superintendência da Polícia Federal no Rio por volta das 12h, e saiu às 15h20, sem falar com a imprensa.
 A operação teve mais de 43 mandados, a maioria deles na cidade do Rio de Janeiro, mas também em Duque de Caxias e São João do Meriti. Para cumprir as ações, quase 150 policiais federais foram destacados. 
 Os alvos da Operação O Quinto do Ouro são investigados por fazerem parte de um esquema de pagamentos de vantagens indevidas que pode ter regularmente desviado valores de contratos com órgãos públicos para agentes do Estado, em especial membros do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), de acordo com informações da Polícia Federal. O esquema seria relacionado ao período do governo de do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), preso deste o ano passado. 
 São alvos de prisão temporária cinco dos sete membros do Tribunal -- Aloysio Neves, atual presidente; Domingos Brazão, vice-presidente; José Gomes Graciosa, conselheiro; Marco Antônio Alencar, conselheiro; e José Maurício Nolasco, conselheiro. Um ex-integrante do TCE também foi alvo de mandado de prisão, mas o nome dele não foi divulgado. 
 As ações, realizadas desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira, foram determinadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Por se tratar de uma investigação que tem como alvos membros de um Tribunal de Contas Estadual, os trabalhos correm sob a Presidência de um Ministro do STJ, no curso de um Inquérito Judicial.
 As informações que embasaram a decisão do STJ tiveram origem numa colaboração premiada realizada entre dois investigados e a Procuradoria Geral da República (PGR), entre eles o ex-presidente do órgão, Jonas Lopes Carvalho. A delação premiada de Jonas Lopes levou à ação contra os conselheiros em pelo menos dois esquemas de propina, em contrapartida ao favorecimento na análise de contas e contratos sob fiscalização no Tribunal, como de empreiteiras e empresas de ônibus que operam no estado do Rio.
 Ainda segundo a Polícia Federal, agentes públicos também teriam recebido valores indevidos para viabilizar a utilização do fundo especial do TCE/RJ para pagamentos de contratos do ramo alimentício atrasados junto ao Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro, recebendo para tal uma porcentagem por contrato faturado. 

 O nome da operação é uma referência à figura histórica do “Quinto da Coroa”, um imposto correspondente a 20% que a Coroa Portuguesa cobrava dos mineradores de Ouro no período do Brasil Colônia. Uma das mais conhecidas formas de recolhimento, ocorria mediante a obtenção de "certificados de recolhimento" pelas casas de fundição. Apesar do rigor na criação de urna estrutura administrativa e fiscal, visando sobretudo a cobrança dos quintos, o imposto era desviado. Afonso Sardinha, o moço, em seu documento (1604), declarou que guardava o ouro em pó em vasos de barro. Outro uso comum era o de imagens sacras ocas para esconder o ouro (daí a expressão "santo do pau oco").
fonte Jornal do Brasil

quarta-feira, 29 de março de 2017

Corte de salàrios dos funcionários da Uerj e impedido pela Justiça





O desembargador Maurício Caldas Lopes, da 18ª Câmara Cível do Tribunal de
Justiça do Estado do Rio de Janeiro, concedeu mandado de segurança que impede qualquer corte salarial na folha de pagamento dos servidores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). 
  O magistrado deferiu liminar impetrada pela universidade contra o governador do estado, Luiz Fernando Pezão, e o secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa.
  A decisão do desembargador se estende a qualquer medida que reduza, atrase ou impeça o pagamento dos funcionários até o julgamento da ação pelo Órgão Especial do TJRJ, e enquanto permanecer a situação de precariedade no funcionamento da universidade. "Demonstrada a plausibilidade do Direito com que acena a impetrante (UERJ), o perigo decorrente da mora resulta, no mínimo, do comprometimento do direito constitucional à educação (CR, artigo 205) de cerca de 30 mil alunos"
  No mandado de segurança, a Uerj, que ainda não teve as aulas iniciadas neste ano, alega que a paralisação das atividades não é voluntária ou motivada por reivindicações salariais dos seus professores e técnicos. Acrescenta que atravessa a pior crise da sua história e que o excessivo contingenciamento do orçamento da universidade acumulou uma dívida de mais de R$ 14 milhões com as empresas de limpeza, vigilância e manutenção dos elevadores e equipamentos, que suspenderam o serviço.

Fonte: jornal do Brasil

terça-feira, 28 de março de 2017

Motorista de Uber è encontrado morto na estrada velha de Bùzios.





 O motorista de Uber Cícero José Lacerda, mais conhecido como Cyro, de 26 anos, foi morto com um tiro na cabeça, no bairro Reserva de Pero, na madrugada de domingo. O corpo do rapaz foi encontrado por populares caído no chão, próximo ao seu carro, em um ponto de ônibus na Estrada Velha de Búzios.

 Segundo amigos do jovem, Cyro trabalhava como taxista auxiliar antes de se cadastrar no aplicativo Uber. Colegas de profissão contaram que ele foi executado após uma discussão de trânsito. Os criminosos fugiram sem levar nada. “Ele teria discutido com o motorista de outro veículo após uma colisão e acabou morto”, comentou um amigo, que preferiu o anonimato.

 Perito do Instituto de Criminalística Carlos Èboli (ICCE) constataram que Cyro foi atingido por um único tiro na cabeça. O corpo do jovem foi sepultado ontem pela manhã em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, cidade natal da vítima.

 Outros Casos - Na noite de domingo, um homem identificado como Carlos Vitorino, 32, foi encontrado morto num terreno baldio, na comunidade do Buraco do Boi, no bairro da Passagem. O corpo da vítima - que tinha anotações criminais por roubo e violência doméstica - tinha diversas marcas de tiros. Horas depois, PMs encontraram o corpo de um rapaz, que seria deficiente mental, num descampado da Rua Praia da Ferradura, no Caminho de Búzios.
.
Fontes: prefeitura de Bùzios         

P.F. prende ex-diretor da Petrobras em Roraima, na 39ª fase da Lava Jato.


A Polícia Federal cumpriu em Boa Vista, em Roraima, a prisão preventiva de Roberto Gonçalves, ex-gerente executivo da Petrobras, que sucedeu  Pedro Barusco, delator da Lava-Jato, na diretoria de Serviços da estatal. A 39ª Fase da Lava-Jato foi deflagrada nesta terça-feira (28) com seis mandados expedidos pelo juiz Sérgio Moro, apenas um deles de prisão. 
 Gonçalves é acusado de acusado de recebimento de propina. De acordo com a força-tarefa, o mandado de prisão dele deveria ter sido cumprido no Rio de Janeiro, mas de "última hora" se soube que o investigado estava em Roraima. 
 Investigações da Suíça identificaram cinco contas que teriam sido movimentadas por Gonçalves, abertas em nome de offshores criadas nas Bahamas e no Panamá. Uma delas teria recebido mais de US$ 3 milhões apenas em 2011, por meio do departamento de propina da Odebrecht. As contas também receberam dinheiro do operador Mário Goes e do ex-diretor da Petrobras Renato Duque, condenado na Lava Jato.

 Já os cinco mandados de busca e apreensão foram realizados em endereços relacionados à corretora  AdValor, que teria movimentado mais de R$ 6 milhões de investigados entre 2010 e 2014, e feito serviços de câmbio paralelo para investigados como  Barusco e Gonçalves. Um dos sócios da corretora, Miguel Júlio Lopes, teria atuado como operador.

fonte Jornal do Brasil.

segunda-feira, 27 de março de 2017

DIA MUNDIAL DO TEATRO – 27 DE MARÇO.


 O dia mundial do teatro foi criado em 1961  pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.
 O marco principal do surgimento do teatro foi a reunião de um grupo de pessoas em uma pedreira, que se reuniram nas proximidades de uma fogueira para se aquecer do frio.
 A fogueira fazia refletir a imagem das pessoas na parede, o que levou um rapaz a se levantar e fazer gestos engraçados que se refletiam em sombras. Um texto improvisado acompanhava as imagens, trazendo a ideia de personagens fracos, fortes, oprimidos, opressores e até de Deus e do diabo, segundo conta Margarida Saraiva, da Escola Superior de Teatro e Cinema, de Portugal.

  A representação existe desde os tempos primitivos, quando os homens imitavam os animais para contar aos outros como eles eram e o que faziam, se eram bravos, se atacavam, ou seja, era a necessidade de comunicação entre os homens.
 As homenagens aos deuses também favoreceram o aparecimento do teatro. Na época das colheitas da uva, as pessoas faziam encenações em agradecimento ao deus Dionísio (deus do vinho), pela boa safra de uvas colhidas, assim, sacrificavam um bode, trazendo para a comemoração os primeiros indícios da tragédia.
 Os povos da Grécia antiga transformaram essas encenações em arte, criando os primeiros espaços próprios, para que fossem divulgadas suas ideias, as mitologias, agradecimentos aos vários deuses, dentre outros assuntos.
 O gênero trágico foi o primeiro a aparecer, retratava o sofrimento do homem, sua luta contra a fatalidade, as causas da nobreza, numa linguagem bem rica e diversificada. Os maiores escritores da tragédia foram Sófocles e Eurípedes.
 Nessa época, somente os homens podiam representar, assim, diante da necessidade de simular os papéis femininos, as primeiras máscaras foram criadas e mais tarde transformadas nas faces que representam a tragédia e a comédia; máscaras que simbolizam o teatro.
 O gênero cômico surgiu para satirizar os excessos, as falsidades, as mesquinharias. Um dos principais autores de comédia foi Aristófanes, que escreveu mais de quarenta peças teatrais.

 Nas primeiras representações, a comédia não foi bem vista, pois os homens da época valorizavam muito mais a tragédia, considerando-a mais rica e bonita. Somente com o surgimento da democracia, no século V a .C, a comédia passou a ser mais aceita, como forma de ridicularizar os principais fatos políticos da época.
fonte Brasil Escola

Búzios irá ganhar mais cinco Unidades Básicas de Saúde.


 O prefeito de Búzios, André Granado, anunciou nesta quinta-feira, dia 23, durante reunião com o secretariado, que Búzios ganhará ainda este ano mais cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os bairros contemplados serão Baía Formosa, Capão, Cruzeiro, Manguinhos e Ferradura.

 Além disso, a UBS de São José e a UBS de Cem Braças, estão com as obras em andamento. A UBS de São José, totalmente reformada e ampliada, deverá ser entregue à população até o fim de abril, segundo avaliação dos técnicos da Secretaria de Obras.

 Entre outras obras em andamento, estão a construção da Creche de São José, a Creche Boa Vista, a Escola de Gastronomia, na Rua Turíbio de Faria, no Centro, a pavimentação da Rua 1, no Cruzeiro e a pavimentação e drenagem da Estrada da Tartaruga.

fonte Prefeitura de Búzios


Pessoas ligadas a Itamar se preocupam com a mudança de atitude de FHC.


“Sem Itamar Franco o Plano Real não existiria”. Essas palavras foram ditas pelo ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), durante o sepultamento do também ex-presidente, Itamar Franco. A frase, dita em 2011 parece ter sido esquecida por FHC, já que o mesmo, prestes a lançar seu novo livro, “Diários da presidência (1999 – 2000)”, diz em trecho da obra que Itamar Franco “não chegou a ler a proposta do Plano Real”. No livro, Fernando Henrique chama seu antecessor no Planalto de “egocêntrico e vingativo”. A questão é o que teria feito Fernando Henrique mudar de ideia? O tempo?
 O livro escrito por FHC narra os bastidores do governo do país na época em que o autor estava à frente da presidência da República. Quando vai falar sobre o Plano Real, FHC lembra de sua relação com Itamar Franco, e dispara contra o antecessor, se contradizendo do que havia falado na época em que Itamar faleceu.
“Itamar é o irresponsável de sempre. Todo mundo sabe que para fazer o Real foi uma dificuldade imensa. Sei que nem o Plano Real ele leu, ele disse isso a mim na frente do José de Castro, quanto mais leu o orçamento alguma vez na vida. Eu sempre disfarço isso, mas fui a ama-seca dele quando ele era presidente da República. Impedi mil crises, inclusive com os militares”, discorre o ex-presidente em trecho do livro.
No livro, Fernando Henrique também citou o ex-ministro da Justiça, Alexandre Dupeyrat, dizendo que este era o principal empecilho para a aprovação do Plano Real. O ex-ministro, hoje advogado no Rio de Janeiro rebateu a acusação de FHC, negando ter sido influência negativa para Itamar durante o Plano Real, e lembrou que o governo possuía outras prioridades quando o Itamar assumiu, chegando a classificar a situação das contas públicas herdadas por Franco como “calamitosa”.
“Eu era ministro da Justiça. Se fosse contra, teria saído do governo. A situação do Estado era calamitosa quando Itamar assumiu, estávamos em risco de não poder bancar despesas essenciais, como segurança pública e hospitais”, disse o ex-ministro da Justiça.
 Dupeyrat também disse que Itamar era receoso em relação à postura de Fernando Henrique, pois, segundo o mesmo, FHC teria mudado após a oficialização de sua candidatura à presidência.
“O que estranho é que, depois que a candidatura do Fernando se consolidou, ele mudou em relação ao Itamar. Nessa época eu frequentava o gabinete quase todo dia e sentia que o Itamar tinha certo amargor com essa mudança de postura”, encerrou o advogado.
 As acusações e o tom com o qual FHC trata seu antecessor, Itamar Franco, não condizem com a postura adotada pelo mesmo quando Itamar faleceu, em 2011. Durante o sepultamento do ex-presidente, Fernando Henrique não poupou elogios e disse que Itamar foi fundamental para a existência do Plano Real.
“Tivemos uma relação cordial no Senado. Sem o apoio dele, não teria feito o Plano Real. O Brasil perdeu uma grande pessoa. Ele tinha um comportamento ético irretocável. Ele era ameno no trato, mas com suas peculiaridades. No conjunto, foi essencial. Assumiu a Presidência com dignidade. Ele me apoiou até o fim, devo muito a ele e o Brasil deve também. Ele era um homem digno, simples, e não aceitava corrupção", comentou Fernando Henrique na época da morte de Itamar.
fonte Jornal do Brasil

sexta-feira, 24 de março de 2017

Diz o relator da terceirização, Ninguém faz limpeza melhor do que a mulher






 O relator do projeto aprovado na quarta-feira (22) que regulamenta a terceirização no país, deputado federal Laércio Oliveira (SD-SE), comentou que a maioria dos trabalhadores do setor de asseio e conservação no país é do sexo feminino, porque "ninguém faz limpeza melhor do que a mulher". O parlamentar lembrou ainda que a área é a que mais contrata terceirizados, e que a mulheres representariam 60% do total. 
 Ele participou de debate promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira (23).  
 "Somente no setor básico, de asseio e conservação, onde a terceirização é unanimidade e se terceiriza em todo lugar. Somente nessa atividade há mais de dois milhão de trabalhadores, sendo que 60% dessa mão de obra é feminina, porque faz limpeza. E ninguém faz limpeza melhor do que a mulher. À exceção de mim, que eu sou muito bom", disse.

fonte:jornal do Brasil

quinta-feira, 23 de março de 2017

Câmara aprova projeto que libera terceirização de atividades nas empresas.


 Mesmo sob  forte protesto da oposição, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (22) o Projeto de Lei (PL) 4.302/1998, de autoria do Executivo, que libera a terceirização para todas as atividades das empresas. O projeto foi aprovado por 231 a favor, 188 contra e 8 abstenções.
 Desde o início da sessão, a oposição obstruía os trabalhos. A obstrução só foi retirada após acordo para que fosse feita a votação nominal do projeto e simbólica dos destaques. O acordo foi costurado entre o líder do governo, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e parte da oposição.
 Pelo projeto, as empresas poderão terceirizar também a chamada atividade-fim, aquela para a qual a empresa foi criada. A medida prevê que a contratação terceirizada possa ocorrer sem restrições, inclusive na administração pública.
 Atualmente a legislação veda a terceirização da atividade-fim e prevê que a prática possa ser adotada em serviços que se enquadrarem como atividade-meio, ou seja, aquelas funções que não estão diretamente ligadas ao objetivo principal da empresa.
Trabalho temporário
 O projeto que foi aprovado pelo plenário da Câmara também modifica o tempo permitido para a contratação em regime temporário dos atuais três meses para 180 dias, “consecutivos ou não, autorizada a prorrogação por até 90 dias, consecutivos ou não, quando comprovada a manutenção das condições que o ensejaram”, diz o projeto.
 Decorrido esse prazo, o trabalhador só poderá ser contratado novamente pela mesma empresa após 90 dias do término do contrato anterior. O texto estabelece a chamada responsabilidade subsidiária da empresa contratante em relação aos funcionários terceirizados.
 A medida faz com que a empresa contratante seja “subsidiariamente responsável pelas obrigações trabalhistas referentes ao período em que ocorrer o trabalho temporário e em relação ao recolhimento das contribuições previdenciárias”, diz o texto.
Debate
 A discussão do projeto foi iniciada na manhã desta quarta-feira, a discussão da matéria foi iniciada com resistência da oposição. O deputado Alessandro Molon (Rede-RJ) criticou o projeto e disse que a iniciativa vai fazer com que a maioria das empresas troque os contratos permanentes por temporários. “Essa proposta tem por objetivo uma contratação mais barata, precarizando e negando direitos. O próximo passo é obrigar que os trabalhadores se transformem em pessoas jurídicas, abrindo mão de férias, licença-maternidade e outros direitos”, disse.
 No início da tarde, o relator Laercio Oliveira (SD-SE) apresentou o seu parecer e rebateu as criticas . De acordo com o deputado, o projeto não retira direitos. “Faço um desafio: apontem dentro do texto um item sequer que retire direitos dos trabalhadores. Não existe”, disse.
 O líder do governo, Aguinaldo Ribeiro, defendeu o projeto com o argumento de que a medida vai ajudar a aquecer a economia, gerando novos empregos. “O Brasil mudou, mas ainda temos uma legislação arcaica. Queremos avançar em uma relação que não tira emprego de ninguém, que não vai enfraquecer sindicatos. Eles também vão se modernizar”, disse.
Projeto de 1998
 Originalmente, o projeto foi encaminhado à Câmara em 1998 pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e aprovado no Senado em 2002. Deputados contrários ao projeto criticaram a votação da proposta 15 anos depois e chegaram a defender a apreciação de outro texto, em tramitação no Senado, que trata do tema.

 “Já votamos essa matéria aqui e aprovamos uma matéria que foi para o Senado e que é muito diferente desse projeto que está na pauta aqui hoje. Essa matéria não passou pelo debate dessa legislatura e seguramente representa um duro ataque aos direitos dos trabalhadores”, disse a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
fonte Jornal do Brasil

quarta-feira, 22 de março de 2017

Temer tira servidores estaduais e municipais da reforma da Previdência.


 O presidente da República, Michel Temer, tirou da proposta de reforma da Previdência enviada ao Congresso Nacional os servidores públicos estaduais. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (21) no Palácio do Planalto. Segundo o presidente, a decisão reforça o princípio federativo e a autonomia dos estados, algo que segundo ele é exaltado pelo governo. A medida também vale para os municípios. Com a decisão, os servidores públicos estaduais e municipais saem da reforma discutida atualmente na Câmara dos Deputados.
 “Vários estados já providenciaram sua reformulação previdenciária. E seria uma relativa invasão de competência, que nós não queremos levar adiante, portanto disciplinando a Previdência apenas para servidores federais”, disse o presidente, em rápido pronunciamento.  A decisão faz com que professores da rede pública estadual e policiais civis estaduais, dentre outras categorias vinculadas aos governos dos estados, aguardem uma reforma específica, definida pelos governadores e deputados estaduais.
 Continuam dentro da reforma apresentada pelo governo os servidores públicos federais, bem como os trabalhadores da iniciativa privada, como por exemplo os Com isso, Temer atende a um pedido da base governista no Congresso. “Isso agrada a base. É um pleito da base sendo atendido pelo governo. Cada estado trata dos seus funcionários e nós aqui, a nível federal, tratamos dos servidores públicos federais”, disse o deputado Carlos Marun (PMDB/MS), presidente da comissão especial criada para analisar a proposta da Reforma da Previdência.
 Além de Marun, estavam presentes no pronunciamento o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (PMDB-RJ), o relator do projeto de reforma da Previdência, Arthur Maia (PPS-BA) e o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), além dos ministros Henrique Meirelles (Fazenda), Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência).
  Temer tem se reunido nos últimos dias com parlamentares da base e ministros para tratar do tema e negociar uma aprovação o mais integral possível do texto enviado pelo Palácio ao Congresso.  Ontem, o presidente recebeu sua equipe de ministros e pediu que melhorassem a comunicação entre os parlamentares da abse, esclarecendo os pontos mais importantes da reforma. Hoje, Temer conversou com o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (PSDB-MG), que pediu alterações em pontos relacionados ao público contemplado pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC).
fonte Jornal do Brasil


terça-feira, 21 de março de 2017

Ação marca o 'Dia Internacional da Síndrome de Down' em Cabo Frio, RJ







 Um shopping de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, realiza nesta terça-feira (21) uma ação para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down. Exposições de fotos, apresentações de dança das crianças da Apae e show vão marcar o evento. A exposição fotográfica permanece no shopping, na Avenida Henrique Terra, Portinho, até 23 de abril. A ação é gratuita.

 A apresentação das crianças acontece a partir das 19h na praça de eventos do shopping. Além disso, a cantora Juliana Feliciano vai apresentar um pocket show (um show de menor duração). Durante o dia, a exposição de fotos "Meu lindo mundo down", com imagens de assistidos pela Apae, vai estar montada no local.


O dia 21 de março é considerado o Dia Internacional da Síndrome de Down em 193 pessoas e faz parte do calendário da Organização das Nações Unidas (ONU).

 fonte: Apae de Cabo Frio

Coreia do Sul volta a comprar carne de frango do Brasil.


 A Coreia do Sul, sétima maior compradora do país, anunciou a suspensão proibição temporária de venda de produtos de frango da BRF, das marcas Sadia e Perdigão. O país, contudo, intensificou a fiscalização do produto brasileiro.
 China, União Europeia e Chile também anunciaram restrições à carne brasileira na segunda-feira (20). O embargo foi decidido um dia após a reunião de Michel Temer com embaixadores dos principais importadores da carne brasileira. 
 Depois do anúncio das restrições, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, anunciou a suspensão da licença de exportação de 21 plantas de frigoríficos sob investigação na operação Carne Fraca, deflagrada na  semana passado, mas afirmou que continuará a permitir a venda dos produtos no mercado interno.
 “[A restrição seria] um desastre. Com toda certeza, um desastre, porque a China é um grande importador nosso. A Comunidade Europeia, além de ser o nosso segundo ponto de importação, é também o nosso cartão de visitas”, ressaltou o ministro à imprensa.
 “Quem vende para Europa vende para muitos países que, muitas vezes, nem pedem fiscalização nossa, pois sabem que temos um sistema bom. Eu torço, eu rezo, eu penso, eu trabalho para que isso não venha a acontecer”, completou Maggi.
 Para o ministro, a preocupação com o mercado externo se deve à dificuldade de reabertura caso haja alguma medida mais rígida. “Uma vez que haja o fechamento de um mercado desses, para reabrir, serão muitos anos de trabalho. A nossa preocupação neste momento é não deixar sem resposta todos os pedidos de informação que o mercado internacional está nos pedindo”, disse Maggi. 
 A China, segunda maior compradora de carne do Brasil, não desembarcará as carnes importadas do Brasil e recomendou a importadores que mantenham qualquer produto sem inspeção em depósitos.
 Porta-voz da União Europeia destacou em evento em Bruxelas, nesta segunda-feira, que o grupo está em "processo" de garantir que as empresas implicadas nas investigações tenham importação suspensa. Ele não deu prazos para a conclusão deste processo, mas pediu que os países-membros da UE fiquem vigilantes em relação à carne brasileira.
 Segundo Maggi, a União Europeia suspendeu a entrada, nos países que compõem o bloco, de carne de quatro frigoríficos sob investigação na operação. “A Comunidade Europeia já comunicou oficialmente que não tomará nenhuma atitude contra o Brasil, a não ser sobre as 21 plantas que estão sob suspeita sendo investigadas.”
 Maggi informou também que o Egito comunicou a pasta sobre a possibilidade de suspender as compras de carne brasileira e que a Rússia observa a reação da União Europeia.
fonte Jornal do Brasil

segunda-feira, 20 de março de 2017

Outono começa com tempo nublado na Região dos Lagos do RJ.




 O outono começou às 7h29 desta segunda-feira (20) com tempo nublado e chuva fraca em pontos isolados na Região dos Lagos do Rio. A estação de transição entre o Verão e o Inverno, época mais fria, tem como característica menos chuva e temperaturas mais baixas em relação à estação anterior. Em Cabo Frio, a mínima foi de 18º, e a máxima não deve ultrapassar os 23º nesta segunda, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
 Em Cabo Frio, o tempo deve ficar nublado por toda a segunda-feira, com possibilidade de chuva isolada durante a tarde; o vento é fraco, segundo o Inmet. O sol nasceu 5h52 na cidade e se põe às 17h58. Para a terça-feira (21), a previsão é de temperaturas entre 21 a 24º, com chuvisco o dia todo.

 Em Araruama, as temperaturas também devem ficar entre 18 e 23º nesta segunda, com chuvisco durante todo o dia, de acordo com a meteorologia. A previsão do Inmet para a terça é de chuva fraca o dia todo, com termômetros entre 19 e 26º.

fonte Prefeitura Cabo Frio.

sexta-feira, 17 de março de 2017

TRE inicia cadastro biométrico em quatros cidades do interior do Rio.


A partir desta sexta-feira (17), os eleitores de Porciúncula, no Noroeste Fluminense, e de Cantagalo, São Sebastião do Alto e São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana do Rio, poderão fazer o cadastro biométrico no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Para ser atendido, o eleitor deve agendar o comparecimento pela internet ou pelo telefone (21) 3436-9000. 
Segundo informações do TRE, até o momento, mais de 900 mil eleitores já realizaram a biometria no estado do Rio. O sistema com leitor biométrico identifica as impressões digitais e impede que alguém vote no lugar de outro eleitor, ou utilize um documento falso de identidade para tirar o título, já que cada pessoa possui impressões digitais únicas.

  Quando comparecer ao cartório eleitoral, o morador terá os seguintes dados coletados: assinatura, fotografia e impressões digitais. Mais informações no site do TRE
fonte Prefeitura São José do Vale do Rio Preto.

Operação Lava Jato completa três anos de investigações com 260 acusados criminalmente.



 Nesta sexta-feira (17), a maior operação de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro do país completa três anos. Tudo começou com quatro investigações da Polícia Federal: Dolce Vita, Bidone, Casablanca e Lava Jato. As três primeiras são nomes de filmes clássicos, escolhidos de acordo com o perfil de cada doleiro investigado. A última fazia referência a uma  lavanderia e a um posto de combustíveis em Brasília, que eram usados pelas organizações criminosas. Desde então, já se foram 38 fases da Operação Lava Jato. Nesse período, os investigadores apuraram fatos relacionados a empreiteiras, doleiros, funcionários da Petrobras e políticos.
 De acordo com dados do Ministério Público Federal no Paraná atualizados em fevereiro, foram 57 acusações criminais contra 260 pessoas, sendo que em 25 já houve sentença por crimes como lavagem de dinheiro, corrupção, organização criminosa e tráfico transnacional de drogas. Até agora, a Lava Jato conseguiu recuperar R$ 10 bilhões aos cofres públicos, entre valores que já foram devolvidos ou estão em processo de recuperação.

 Para o procurador da República Diogo Castor, que faz parte da força-tarefa, a operação começou a mudar a ideia de que crimes do colarinho branco ficam impunes. “A Lava Jato democratizou a Justiça Criminal, demonstrou como deve ser uma Justiça Criminal eficiente, uma coisa que o brasileiro não está acostumado. O povo está acostumado ao setor público ineficiente em todas as esferas, desde o Judiciário, Legislativo, Ministério Público. A Lava Jato é a única coisa que deu certo no sistema de Justiça Criminal no Brasil”, avalia.
fonte Jornal do Brasil.

quarta-feira, 15 de março de 2017

URGENTE: Secretaria de saúde confirma dois casos de febre amarela em Casimiro de Abreu.


A Secretaria de Estado de Saúde informou nesta quarta-feira (15), que foram confirmados os dois primeiros casos de febre amarela dentro do Estado do Rio de Janeiro. Após a realização de exames, foram registrados resultados positivos para o vírus em dois homens, moradores da área rural do município de Casimiro de Abreu. Segundo a secretaria as vítimas não viajaram para áreas onde há comprovação da circulação da doença.
 Diante dos resultados, a secretaria tomou a iniciativa de adotar de forma imediata novas medidas, além da vacinação já anunciada para todo o Estado e que será realizada de forma gradativa em todo o território fluminense.
 As novas ações compreendem a antecipação da vacinação para 24 municípios estratégicos, nas regiões Norte, Noroeste, Serrana, dos Lagos e no entorno da reserva do Poço das Antas. São eles: Sumidouro, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Silva Jardim, Rio das Ostras, Cabo Frio, Macaé, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Macuco, Trajano de Moraes, Conceição de Macabu, Tanguá, Araruama e Casimiro de Abreu (que não estavam na área de vacinação de bloqueio nas divisas com MG e ES), além de Campos dos Goytacazes, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, São Fidélis, Cardoso Moreira, Carmo, Cantagalo e Sapucaia (que já estavam entre os 30 municípios com vacinação de bloqueio). A prioridade da campanha será imunizar a população residente ou que trabalha em áreas de mata e zonas rurais.

 Para a primeira etapa da vacinação dos habitantes destes municípios, o Ministério da Saúde vai disponibilizar 1 milhão de doses de vacinas, que serão entregues nesta quinta-feira (16) para a SES, que fará a distribuição para os municípios. A estratégia foi alinhada durante reunião do secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Adeilson Cavalcante, e o diretor de Bio Manguinhos, Artur Roberto Couto, na manhã desta quarta-feira (15/3) na Fundação Oswaldo Cruz. Os demais municípios, incluindo a capital e a Região Metropolitana, integrarão as duas fases seguintes, com previsão de início até o fim do mês de março, mediante a liberação de novos lotes de doses a serem disponibilizados pelo MS para o RJ. A SES reforça que todo o Estado do Rio de Janeiro será contemplado, portanto, não há necessidade de deslocamento da população entre os municípios em busca da vacina. Toda a população do RJ, observando as contraindicações, será imunizada, de forma gradativa, até o fim deste ano.
fonte Prefeitura Casimiro de Abreu

DIA 15 DE MARÇO "DIA DA ESCOLA"




As primeiras escolas no Brasil foram trazidas pelos Jesuítas no século XVIII. Atualmente, comemoramos no dia 15 de março o dia da escola

Uma instituição tão importante para o mundo não poderia deixar de ser homenageada. No dia 15 de março, comemoramos o Dia da Escola. Depois do contato familiar, é a escola que exerce os papeis mais importantes na vida das crianças, como a alfabetização e o dever de preparar os pequeninos para a vida em sociedade.
O termo escola vem do grego “skholê”, que significa descanso ou lazer. Então a escola antigamente era ambiente apenas de lazer? Não é bem assim! A explicação é que na Grécia Antiga as atividades de estudo, pesquisa e filosofia eram exclusivas das pessoas que não exerciam trabalho braçal, ou seja, dispunham de tempo livre.
Os jesuítas tiveram um importante papel na fundação das primeiras escolas no Brasil. Em 1779, eram 17 Colégios, 25 Casas Jesuítas e 36 Missões realizando a prática da formação religiosa, cultural, cívica e moral dos filhos dos colonizadores, indígenas e, principalmente, da elite que liderava a sociedade da época.
Hoje, com a necessidade de colocar as crianças cada vez mais cedo em escolas, os pais precisam ter a certeza que a instituição vá prover à criança educação de boa qualidade, alimentação e recreação durante o período que seus filhos estarão na escola.
Uma nova modalidade de ensino vem ganhando a cada dia mais credibilidade: as escolas em tempo integral. Atualmente, mais da metade dos estudantes brasileiros da educação básica estão na rede integral. Entre as vantagens está a melhora do rendimento do aluno, a implantação da prática de esportes e a ocupação do tempo ocioso.
Triste realidade
Infelizmente, a Escola no Brasil está longe de ser um exemplo em qualidade, salvos os casos de instituições particulares. Segundo um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), baseado nos indicadores do Censo Escolar 2011, pouco mais de 44% das escolas brasileiras têm apenas a estrutura elementar, que é água encanada, banheiro, energia, esgoto e cozinha.
A estrutura ideal, que reúne também biblioteca, sala de informática, quadra de esportes e laboratório de ciências, está presente em apenas 0,6% das escolas brasileiras, segundo informações do estudo. A maioria dessas escolas com infraestrutura ideal estão localizadas nas regiões Sul e Sudeste.
Os piores índices se referem aos colégios do Nordeste, que sofrem com a falta de saneamento básico, materiais escolares e até mesmo carteiras – é comum ver crianças estudando no chão. A falta de esgoto via rede pública afeta 86% das escolas
municipais,59% das estaduais e 50% das federais da Região.
fonte: Brasil escola

Revolta e Indignação com a morte da jovem Joyce em Arraial do Cabo.



 “ Nós mulheres do nosso município de Arraial do Cabo, estamos de luto pela morte da jovem Joyce, morta por asfixia. Estamos a menos de uma semana, onde várias mulheres do nosso município,  fizeram em algum momento um ato sobre a violência contra a Mulher. É feminicidio sim, como posso encarar isso como um crime qualquer, foi uma jovem, com os seus sonhos terminados. Como está essa família? Essa mãe... chega da gente se calar quando escutarmos alguma violência ou discussão de vizinha,amiga ou mesmo de alguma mulher que a gente nem conhece, vamos denunciar sim, vamos nos meter sim, pode ser sua filha e você iria sentir agradecida pela denúncia. Precisamos nos unir Mulheres... Até quando vamos nos calar? Até quando? Ligue 180. Precisamos ser ouvidas e construir políticas públicas que nos ampare desse ódio, Bruno solto de um crime bárbaro, o que podemos esperar desses vários 'Brunos' que estão aparecendo e ficam impune é lamentável.
Quantas mães iriam chorar, quantas crianças vão ficar sem suas mãe. Eu precisava desabafar. Mulheres nós estamos aqui para gritarmos juntinhas e chorarmos também e, vamos nos unir!       Uma por por todas e todas por uma!"


Minha postagem sobre a morte violenta da jovem Joyce, estimulou a realização de um ato de repúdio de grupo de mulheres. A manifestação será na próxima sexta-feira às 17h, na praça do Guarany. Traga faixa ou cartazes com dizeres que expressem a indignação da violência contra mulher. Esperamos contar com a presença dos diversos grupos representativos da cidade. Unidos todas e todos para mudar essa realidade.

Relato: Maria de Fátima da Silveira

Manifestantes invadiram o Ministério da Fazenda nesta madrugada



 Intregrantes do  movimentos rurais invadiram, na madrugada de hoje, o Ministério da Fazenda, em Brasília. Eles protestam contra a reforma da Previdência, que está sendo analisada pela Câmara dos Deputados.

Os invasores quebraram vidraças do prédio do ministério. Segundo a Polícia Militar, há cerca de 500 manifestantes, alguns acompanhados de crianças.
fontes:jornal do brasil