As
primeiras escolas no Brasil foram trazidas pelos Jesuítas no século XVIII.
Atualmente, comemoramos no dia 15 de março o dia da escola
Uma instituição tão importante para o mundo não poderia deixar de
ser homenageada. No dia 15 de março, comemoramos o Dia da Escola. Depois do
contato familiar, é a escola que exerce os papeis mais importantes na vida das
crianças, como a alfabetização e o dever de preparar os pequeninos para a vida
em sociedade.
O
termo escola vem do grego “skholê”, que significa descanso ou lazer. Então a
escola antigamente era ambiente apenas de lazer? Não é bem assim! A explicação
é que na Grécia Antiga as atividades de estudo, pesquisa e filosofia eram
exclusivas das pessoas que não exerciam trabalho braçal, ou seja, dispunham de
tempo livre.
Os
jesuítas tiveram um importante papel na fundação das primeiras escolas no
Brasil. Em 1779, eram 17 Colégios, 25 Casas Jesuítas e 36 Missões realizando a
prática da formação religiosa, cultural, cívica e moral dos filhos dos
colonizadores, indígenas e, principalmente, da elite que liderava a sociedade
da época.
Hoje, com a necessidade de colocar as crianças cada vez mais cedo em escolas,
os pais precisam ter a certeza que a instituição vá prover à criança educação
de boa qualidade, alimentação e recreação durante o período que seus filhos
estarão na escola.
Uma
nova modalidade de ensino vem ganhando a cada dia mais credibilidade: as
escolas em tempo integral. Atualmente, mais da metade dos estudantes
brasileiros da educação básica estão na rede integral. Entre as vantagens está
a melhora do rendimento do aluno, a implantação da prática de esportes e a
ocupação do tempo ocioso.
Triste
realidade
Infelizmente,
a Escola no Brasil está longe de ser um exemplo em qualidade, salvos os casos
de instituições particulares. Segundo um estudo feito por pesquisadores da
Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),
baseado nos indicadores do Censo Escolar 2011, pouco mais de 44% das escolas
brasileiras têm apenas a estrutura elementar, que é água encanada, banheiro,
energia, esgoto e cozinha.
A
estrutura ideal, que reúne também biblioteca, sala de informática, quadra de
esportes e laboratório de ciências, está presente em apenas 0,6% das escolas
brasileiras, segundo informações do estudo. A maioria dessas escolas com
infraestrutura ideal estão localizadas nas regiões Sul e Sudeste.
Os
piores índices se referem aos colégios do Nordeste, que sofrem com a falta de
saneamento básico, materiais escolares e até mesmo carteiras – é comum ver
crianças estudando no chão. A falta de esgoto via rede pública afeta 86% das
escolas
municipais,59% das estaduais e 50% das federais da Região.
fonte: Brasil escola
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